Viagens à volta da mesa nas ilhas Macaronésia

3 de Setembro, 2021

DISPONÍVEL NA NOSSA LOJA

“O imaginário histórico-cultural do mundo insular dos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, sustenta-se de práticas ancestrais, baseadas nas memórias da sua identidade coletiva. Os hábitos alimentares constituem um dos pilares dessas reminiscências, aliados, em muitos momentos, às práxis de subsistência e à criatividade das suas populações, condicionadas pela insularidade e a aspereza do território inóspito.

A religiosidade tornou-se um fator unificador de sociabilização do insular, criando um conjunto de elementos identitários que ultrapassam o sagrado e transcendem o profano, alicerçando-se em experiências alimentares enquadradas nos diversos momentos do calendário cristão, dando origem a uma gastronomia, rica em saberes sabores e história.

A existência de uma cozinha tradicional insular nas ilhas da Macaronésia é, pois, subordinada às questões de identidade nestes arquipélagos, através dos seus laços históricos, das suas afinidades biogeográficas e da própria cultura que une estas regiões insulares, situadas no Atlântico Norte, compostas por um total de 28 ilhas habitadas, extensíveis aos continentes europeu e africano.”

Last modified: 9 de Fevereiro, 2022

Comments are closed.