GRACIOSA, A ILHA BRANCA
A Graciosa, à semelhança das restantes ilhas do arquipélago é de origem vulcânica, apesar de não apresentar um relevo acidentado, o que a leva ser a ilha menos montanhosa dos Açores. Este é um fator característico que proporciona uma baixa pluviosidade da ilha, contribuindo assim para que esta apresente uma ligeira secura e tonalidade esbranquiçada que, juntando com as habitações maioritariamente de cor branca, é conhecida como Ilha Branca.

Geologicamente, esta ilha é composta por 5 complexos vulcânicos que se formaram com baixa explosividade, sendo eles: o complexo da Serra das Fontes; o complexo da Baía do Filipe, o qual se verifica pelos pequenos rochedos que existem ao longo da Baía do Filipe; o complexo da Serra Branca e da Serra Dormida; o complexo de cobertura basáltica; e o Maciço da Caldeira, o qual se constitui por um vulcão com uma caldeira central, onde se encontra a Furna do Enxofre. Esta Furna do Enxofre é um fator presente do vulcanismo da ilha Graciosa, cujo interior possuiu uma pequena lagoa e um campo fumarólico, sendo possível o seu acesso pela abertura no seu teto, permitindo assim a visita a este espaço, onde são libertadas grandes quantidades de gases. Fazendo parte deste Maciço da Caldeira, na zona do Carapacho é possível encontrar-se uma nascente de água termal, entre outras que existem nesta costa sueste da ilha, a qual é aproveitada nas Termas do Carapacho, um belíssimo estabelecimento termal na Graciosa.





Atualmente, a Graciosa está classificada como Reserva da Biosfera, pela UNESCO, devido à qualidade da sua biosfera, caracterizada por possuir uma típica floresta da Macaronésia. Neste contexto, a criação do Parque Natural da Graciosa foi indispensável para garantir a preservação da sua natureza, no qual estão inseridos o Ilhéu de Baixo, o Ilhéu da Praia, a Caldeira da Graciosa, entre outras zonas que pretendem proteger os habitats e espécies da ilha. Esta pequena ilha, para além das majestosas paisagens naturais que atraem muitos visitantes, também oferece belos lugares de lazer, onde o contacto com o oceano está sempre presente, nomeadamente a famosa Praia de São Mateus e as zonas balneares do Barro Vermelho e do Boqueirão.



