CARNAVAL, UMA CELEBRAÇÃO MUITO VIVIDA ENTRE OS AÇORIANOS

Carnaval, sinónimo de contentamento, diversão, música, dança e fartura. No catolicismo, esta é uma celebração que antecede à Quaresma, vista como tempo de penitência e de «silêncio», por isso o Carnaval, de acordo com a tradição católica é o período de aproveitar, comemorando e comendo em abundância, antes de se iniciar a Quaresma com todas as suas privações.

Nos Açores, o Carnaval é vivido com grande intensidade e alegria em todas as ilhas, embora haja algumas diferenças no modo de celebrar de ilha para ilha, o espírito de festejo e diversão está presente.

Desfile de Carnaval, Ponta Delgada

 

Por todas as ilhas são muitos os desfiles e cortejos de Carnaval que enchem as ruas no «Fim de Semana Gordo» e no dia do Entrudo, levando a alegria e divertimento a todas as pessoas, onde participam crianças, adultos e idosos que não deixam morrer esta tradição. Desde o uso de fantasias à escolha de cada um, ao uso temático, os desfiles realizam-se com muita energia, proporcionando momentos lúdicos a toda a população.

Desfile de Carnaval, ilha de Santa Maria
Baile Verde e Amarelo, Povoação, ilha de São Miguel

 

A ilha de São Miguel, distingue-se um pouco de todas as outras, sobretudo pela sua particularidade da Batalha das Limas, embora seja algo que já comece a ser recriado em outras ilhas, é na ilha melhor que este episódio carnavalesco tem maior impacto. Esta é uma tradição que, juntando-se a todos os desfiles e bailes que há pela ilha, marca o Carnaval dos micaelenses, decorrendo todos os anos na Avenida Marginal de Ponta Delgada, no dia do Entrudo, são muitos os camiões carregados de «guerreiros» e balões ou sacos de água (e outrora as famosas limas, que atualmente não são muito utilizadas) que defrontam entre si uma enorme batalha de água naquela tarde de Carnaval. Também, por muitos lugares da ilha, dão-se muitas outras batalhas de água, trazendo à rua muitos jovens que coloreiem os negros caminhos das freguesias com os multicoloridos balões.

Batalha das limas, Ponta Delgada, ilha de São Miguel
Batalha das limas, Ponta Delgada, 1973

 

Ainda em São Miguel, não podemos deixar de salientar os famosos bailes de Carnaval, não só os bailes de fantasia que há pela ilha, mas também os grandes bailes do Coliseu Micaelense que já fazem parte da cultura deste povo há muito tempo. Marcados por todo o seu requinte, vestimenta a rigor e recheadas cestas, onde os confettis, brilhos e boa música não ficam a faltar, estes são bailes que atraem centenas de micaelenses todos os anos.

Baile de Carnaval no Coliseu Micaelense
Baile de Carnaval no Coliseu Micaelense, século XX
Jovem mascarado de mulher, Carnaval na Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel anos 70

 

Fazendo referência à ilha Terceira, para além dos seus desfiles e animadas festas características deste povo festeiro, são os «bailinhos» a imagem do Carnaval terceirense. Nesta ilha, o Entrudo é celebrado com grande intensidade nos salões onde ocorrem atuações de danças e «bailinhos» que andam por toda a ilha a subir palcos e a mostrar o trabalho feito pelo respetivo grupo. Essas danças são uma forma de exibir a bravura e a grandiosidade, em forma de teatro popular e também uma forma de dar a conhecer os talentos por descobrir na ilha.

Grupo de «bailinhos» de Carnaval da ilha Terceira
Grupo de «bailinhos» de Carnaval da ilha Terceira, século XX
«Bailinhos» de Carnaval, ilha Terceira
«Bailinhos» da ilha Terceira

 

A ilha da Graciosa, nesta época carnavalesca é conhecida pelos seus animados bailes, onde a folia e o divertimento não ficam a faltar, fazendo-se acompanhar de boa música e muita dança. Nesta ilha, o Entrudo é festejado nos clubes graciosenses, onde decorrem os muito frequentados bailes e desfiles de fantasias coloridas.

Carnaval na ilha da Graciosa
Bailes de Carnaval da Graciosa

 

De um modo geral, em todas as ilhas do arquipélago dos Açores, desde Santa Maria ao Corvo, o Carnaval é celebrado e vivido com muita alegria, proporcionando grandes momentos de convívio e entretenimento entre a população, muito querido entre o público mais jovem e o mais velho, sendo uma festividade que promove grandes eventos como os bailes e desfiles e que se faz acompanhar da melhor doçaria típica, representada pela Malassada.

Malassadas
Desfile das crianças, ilha do Pico
Baile de Carnaval, ilha do Pico
Cortejo de Carnaval, ilha de São Jorge
Danças de Carnaval, ilha das Flores
Cortejo de Carnaval, ilha de Santa Maria, 1950
Publicado a 16 Fevereiro, 2021