Last modified: 16 de Fevereiro, 2022
16 de Fevereiro, 2022
A ilha de São Jorge, à semelhança das restantes ilhas do arquipélago dos Açores, também se caracteriza pelos seus saborosos pratos típicos açorianos, quer sejam eles de carne, quer sejam de peixe. Todavia, é nesta ilha central, devido à abundância de amêijoas existentes na lagoa da Fajã da Caldeira do Santo Cristo, que se nota uma grande inclinação para a confeção de pratos de amêijoas, os quais são muito apreciados entre as suas gentes e por aqueles que visitam a ilha.
Nesta ilha, o inhame chega a ser mais utilizado que a batata, como base da alimentação da gastronomia tradicional de São Jorge.
Na doçaria, a ilha de São Jorge oferece uma variedade de doces, muitos de origem conventual, de onde se destacam as famosas espécies, cujo nome se deve à variedade de especiarias que leva, os coscorões, rosquilhas de aguardente, os olvidados, os bolos de véspera, as queijadas de leite e a açucareira branca, entre outros.
No entanto, o famoso produto alimentício desta ilha e que se trona o símbolo da gastronomia jorgense é o queijo curado, o qual é o grande elemento impulsionador da economia da ilha.
A fama do queijo de São Jorge deve-se à sua excelente qualidade e sabor proporcionado pelo bom tratamento que os animais, neste caso das vacas, recebem ao longo do ano, cuja alimentação não se baseia somente na verde erva das pastagens, mas também de ramos de incenso.
Este produto derivado do leite já conta com 500 anos de produção, tendo sido introduzida na ilha através de flamengos que outrora habitaram-na na zona do Topo.
Ainda, é nesta ilha açoriana que o plantio de café é possível fazer-se, justamente por causa do microclima de algumas fajãs que facultam a sua plantação. Entre estas fajãs, destaca-se a Fajã dos Vimes, aquela onde se encontra uma pequena plantação de café com sabor intenso e único nestas ilhas.
Last modified: 16 de Fevereiro, 2022

Subscreva na nossa newsletter e fica a par de todas as nossas novidades.