Praia da Vitória é uma cidade e sede de concelho localizada na ilha Terceira, nos Açores e possui 11 freguesias: Agualva, Biscoitos, Cabo da Praia, Fonte do Bastardo, Fontinhas, Lajes, Porto Martins, Santa Cruz, Quatro Ribeiras, São Brás e Vila Nova.
Nos primórdios do povoamento, o lugar da Praia foi sede da capitania da Terceira entre 1446 a 1474, aquando da fixação de residência neste lugar por parte do primeiro capitão donatário da ilha, Jácome Bruges. A Praia assim se manteve até ao desaparecimento do donatário, passando a capitania. Esta região da ilha viveu um rápido desenvolvimento devido à cultura do pastel e trigo, o que lhe garantiu a elevação a Vila, sede de concelho, em 1480.
Ao longo da História, a Praia desempenhou uma importante posição em relação ao país e seu governo, pois foi aqui, que em 1581, no contexto da Dinastia Filipina, que se travou a batalha da Salga e posteriormente foi aclamado rei D. António Prior do Crato. Mais tarde, no contexto da Restauração da Independência Portuguesa, foi na zona da Praia que se deu a aclamação de João IV como rei de Portugal, exactamente à frente da Igreja Matriz de Santa Cruz, o qual viria a retirar Portugal do domínio espanhol.
Durante a Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), na Praia decorreu a batalha da baía da Praia, onde se travou uma luta para impedir o desembarque de tropas miguelistas, a qual foi vencida com sucesso, o que acabou por dar o atual nome à cidade – Praia da Vitória – por carta régia 12 de Janeiro de 1837, como reconhecimento, lhe fossem outorgados os títulos de “Mui Nobre” e da “Vitória” pela soberana.
Praia da Vitória foi elevada a cidade em 1981 e atualmente dispõe de modernas infra-estruturas que a tornam numa cidade de destaque e bem desenvolvida nos Açores. É aqui que está situada a Base das Lajes, construída na segunda metade do século XX, a qual sempre desempenhou uma importante posição quer a nível nacional, quer a nível internacional, funcionando como as principais portas de entrada na ilha.
Esta cidade terceirense possuiu belíssimas casas seculares, trabalhadas em cantaria com belas janelas e varandas, bem como um interessante património arquitetónico, destacando-se o edifício da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a Igreja Matriz de Santa Cruz, erguida em 1456 pelo capitão donatário Jácome Bruges, mais tarde, na segunda metade de quinhentos, foi reconstruída tendo-lhe sido oferecida pelo rei D. Sebastião umas magníficas portadas de mármore em estilo manuelino. Contudo, ao longo do tempo sofreu outras alterações, muitas delas devido a catástrofes naturais. A Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórdias, por sua vez é datada de 1521 e de invocação ao Senhor Santo Cristo, porém sofreu uma reconstrução devido a um incêndio que a destrui quase por completo na década de 20 do século passado.
Venha visitar a bonita cidade da Praia da Vitória!!
Last modified: 28 de Abril, 2022




