






Queríamos em primeiro lugar felicitar a autora Maria das Mercês Pacheco pelo lançamento da sua obra, Viajantes nos Açores: o olhar estrangeiro sobre as ilhas desde o século XVI.
Nesta sua obra Maria das Mercês Pacheco fala sobre vários viajantes estrangeiros que visitaram os Açores no passado desde os anos 1500’s e em particular a sua impressão sobre estas ilhas atlânticas.
Hoje decidimos falar sobre o testemunho de um americano que visitou os Açores, mais concretamente a ilha do Faial, o famoso escritor americano, Mark Twain.
Mark Twain na sua obra, Innocents Abroad, lançada em 1869, fala sobre os açorianos e a sua experiência na ilha do Faial. O Quaker City, navio onde viajava devia aterrar em São Miguel, mas para evitar uma tempestade, em vez disso, ancorou no porto da Horta na ilha de Faial a 21 de Junho de 1867.
Sobre o Faial disse que a comunidade era eminentemente portuguesa, e por isso era preguiçosa, lenta, pobre e dorminhoca. Ainda falou sobre a religiosidade dos açorianos assim como a sua ignorância naqueles tempos! Falou também sobre a agricultura das ilhas, o clima e por outro lado elogiou a cidade da Horta dizendo que tinha os caminhos muito bem pavimentados!
Last modified: 28 de Dezembro, 2021




