IMIGRANTES JUDEUS NOS AÇORES

8 de Dezembro, 2020

Fala-se muito na emigração açoriana, mas os Açores também receberam muitos imigrantes no passado, entre os quais judeus!

Hoje, dia 8 de dezembro, no ano de 1978 falecia a primeira-ministra israelita Golda Meir. Esta política israelita liderou Israel aquando da Guerra de Yom Kippur que durou de 6 a 26 de outubro de 1973. Nesta guerra, os EUA, tradicionais aliados de Israel, concederam apoio e fizeram-no utilizando a base das Lajes nos Açores!

Sobre a presença de judeus nos Açores, de destacar a vinda de um grupo de judeus que começaram a se instalar em São Miguel a partir de 1819, de origem marroquina e a partir da década de 30 começaram a desenvolver as suas atividades económicas e financeiras em São Miguel, mas também na Terceira e Faial. Em 1832 e 1834 fundaram 2 cemitérios hebraicos, em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada respetivamente. Fundam algumas sinagogas (templos dos judeus), e uma das que restam em melhor estado é a de Sahar Hassamaim, hoje local de culto e museu, em Ponta Delgada. Esta sinagoga esteve em funcionamento de 1840 a 1960 e é das sinagogas mais antigas em Portugal! Na recuperação da sinagoga de destacar o papel de pessoas como Fátima Sequeira Dias, Susana Goulart Costa, Igor França, José de Almeida Mello e entre outras!

Das várias famílias judias que chegaram aos Açores de destacar a família Bensaude responsáveis por fundar o que viria a ser um dos maiores grupos empresariais dos Açores, possuindo negócios na área do comércio, transportes, combustíveis, turismo, etc.

Last modified: 30 de Dezembro, 2021

Comments are closed.