






No dia de hoje em 1859, o cientista inglês Charles Darwin lançava a sua mais famosa obra, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life, mais conhecida por apenas The Origino f Species. Darwin elaborou esta obra a partir de uma pesquisa realizada em várias partes do mundo, após uma viagem de circum-navegação ocorrida entre 1831 e 1836. Nessa viagem, o cientista inglês conseguiu perceber como diversas espécies aparentadas possuíam características distintas, dependendo do local em que eram encontradas.
Darwin entendeu ainda que entre espécies extintas e espécies presentes no meio ambiente havia características comuns. As espécies não existem da mesma forma ao longo do tempo, elas evoluem e elas transmitem geneticamente essas mudanças às gerações posteriores.
A teoria elaborada por Charles Darwin causou grande polêmica no meio científico pois havia ainda à época uma noção de que as espécies tinham suas características fixadas desde o início de sua existência. Tal conceção era fortemente influenciada pela filosofia cristã a proposta de Darwin que as espécies se originam por processos inteiramente naturais, entre as quais o Homem o que contradiz a crença religiosa na criação divina tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis.
Sabias que Charles Darwin esteve nos Açores? Em setembro de 1836 o navio onde viajou parou nos Açores antes de ir para Inglaterra e durante 6 dias explorou o interior da ilha Terceira. Parou também em São Miguel, mas apenas por uma hora. Ficou muito encantado com o povo terceirense, mas nos seus diários escreveu que não encontrou nada de relevante para registar sobre a ilha Terceira. Nisto Darwin enganou-se respetivamente aos Açores pois os Açores possuem uma enorme biodiversidade e espécies de animais únicas!
Last modified: 15 de Dezembro, 2021




