Angra do Heroísmo é uma cidade açoriana localizada na ilha Terceira e sede de município com cerca de 33 799 habitantes, distribuídos pelas suas 19 freguesias: desde o Raminho a São Sebastião.
Angra do Heroísmo, considerada Património Mundial pela UNESCO, sempre manteve a mesma estrutura urbanística e edificada do Centro Histórico, com as suas ruas, casas senhoriais, igrejas, palácios, os quais foram perseverados ao longo do tempo até aos dias de hoje, distinguindo-se com grande valor patrimonial em todo o arquipélago dos Açores. Entre muitos elementos arquitetónicos que constituem o vasto património terceirense, destaca-se o Alto da Memória no Monte Brasil, onde é possível observar-se todo o centro histórico de Angra do Heroísmo, este sumptuoso monumento é um obelisco que foi erguido em homenagem à passagem de D. Pedro IV pela Terceira durante a Guerra Civil Portuguesa, sendo a primeira pedra para a sua construção uma daquelas que o imperador pisou aquando do seu desembarque em 1832. O forte de São João Baptista, também situado no Monte Brasil, é um grande exemplo de arquitetura militar nos Açores, tendo sido edificado em defesa da cidade há mais de 400 anos. Atualmente, esta cidade é sede do Regimento de Guarnição n.º 1, uma das mais antigas unidades militares portuguesas.
Quanto aos palácios, museus e outros monumentos e edifícios que se enquadram no contexto da arquitetura civil, estes também possuem as mesmas características arquitetónicas que as igrejas, temos assim, o Palácio dos Capitães-Generais, Palácio Bettencourt, Paços do Concelho, Solar e Capela de Nossa Senhora dos Remédios, o qual foi erguido por Pêro Anes do Canto, para servir como a sua residência e como Provedoria das Armadas. Atualmente, encontra-se na pose do Governo Regional dos Açores, servindo de secretarias. A Praça de Touros, em Angra do Heroísmo, também é um outro exemplo da arquitetura civil característica da ilha Terceira e palco de uma grande tradição que reina nesta ilha, as touradas.
Angra do Heroísmo é palco da maior festividade de cariz profano da ilha Terceira, as Sanjoaninas, que todos os anos são motivo de grande adesão de muitos açorianos de todas as ilhas e emigrantes, assim como outros visitantes, à cidade de Angra do Heroísmo. Esta é uma festividade que se estende por mais de uma semana, que exige meses de preparação e caracteriza-se pelas suas alegres marchas em honra a São João, que desfilam pelo centro histórico da cidade mantendo acordada Angra durante toda a noite. Estas festas fazem-se ainda acompanhar das tasquinhas onde é possível degustar-se das típicas comidas da Terceira, de vários espetáculos musicais, e muitos outros desfiles sem ser as marchas, garantindo assim, a conhecida expressão de que a ilha Terceira é o «parque de diversões dos Açores».
Last modified: 30 de Maio, 2022




