500 ANOS DE GASPAR FRUTUOSO

24 de Novembro, 2021

Em 2022 celebram-se os 500 anos desde o nascimento de Gaspar Frutuoso, sacerdote, cronista e historiador açoriano de renome, que muito contribuiu para a historiografia açoriana e também da Macaronésia. Doutor em Teologia pela Universidade de Salamanca, Gaspar Frutuoso destaca-se pela sua obra Saudades da Terra, uma detalhada descrição histórica e geográfica dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias.

Em 1565 foi nomeado vigário e pregador da Matriz de Nossa da Estrela da Ribeira Grande, cargo que exerceu até à data da sua morte, dedicando-se à vida paroquial e caridade. Foi sepultado na capela-mor da sua igreja, tendo sido, mais tarde, translado para o cemitério da Ribeira Grande. Em frente à Igreja de Nossa Senhora da Estrela encontra-se a estátua em homenagem a este sacerdote que muito fez pela história da sua terra.

Para celebrar os 500 anos de Gaspar Frutuoso, a AEAzores está a preparar um programa especial e convidamos todos a dar as suas ideias!

Contamos consigo!

Estátua de Gaspar Frutuoso, na frente da Igreja de Nossa Senhora da Estrela
Obra Saudades da Terra

Last modified: 24 de Novembro, 2021

Comments are closed.