Recortes da Obra de Gilberto Bernardo

15 de Setembro, 2021

DISPONÍVEL NA NOSSA LOJA ONLINE

Gilberto Cabral Bernardo nasceu no Pico da Pedra, Ilha de São Miguel, em 17 de junho de 1951.

Desde criança demonstrou inclinação para as artes, nomeadamente o desenho, mas, devido a fatores económicos, teve de ir trabalhar aos 11 anos, tendo desempenhado tarefas na construção civil, comércio, indústria e serviços públicos.

Foi como estudante noturno que tirou o Curso Geral de Eletricista, na Escola Domingos Rebelo e, mais tarde, o 11º ano, na Escola Secundária Antero de Quental.

Atualmente, está aposentado dos serviços de Segurança Social, tendo trabalhado vinte anos na Casa do Povo de Pico da Pedra, nos serviços de Previdência, e três anos no Centro de Prestações Pecuniárias de Ponta Delgada.

A sua vocação para as artes plásticas levou-o a frequentar aulas dos escultores Canto da Maya, Luísa Constantino e Soares Branco, tendo trabalhado com estes dois últimos mestres, durante alguns anos, na Academia das Artes de Ponta Delgada.

Tem participado em diversas exposições individuais e coletivas. E os seus trabalhos englobam pintura, escultura e medalhística.

Na área das letras, escreveu diversas poesias e compôs melodias para os grupos musicais onde tocou. Continua a escrever poemas e os seus trabalhos em prosa são, na sua maioria, sobre a história local, e estão publicados em jornais, no boletim da Casa do Povo e em brochuras editadas também por esta instituição e pela Junta de Freguesia do Pico da Pedra.

Last modified: 4 de Fevereiro, 2022

Comments are closed.