OS PRIMEIROS EMIGRANTES AÇORIANOS A IR PARA O CANADÁ!!

4 de Janeiro, 2022

Bandeira do Canadá

A partir de 1953 Portugal começou a abastecer muito o Canadá com mão-de-obra. Devido aos problemas económicos assim como o excesso de população nas ilhas, emigrar para o estrangeiro era uma solução e para o Estado Novo era uma maneira de exportar um problema!

Os açorianos viram no Canadá uma ótima oportunidade pelo facto de que até ao ano de 1965 era muito difícil emigrar para os Estados Unidos por causa das restritas leis de imigração por quotas. Os primeiros emigrantes portuguese foram para o Canadá no mês de maio de 1953 e eram oriundos dos Açores, Madeira e de Portugal continental. A 13 de maio do mesmo ano chegaram 18 açorianos ao Canadá!

Mapa do Canadá onde é possível ver as províncias onde os açorianos se fixaram mais: Quebec, Ontario e Manitoba.
Pioneiros açorianos da emigração para o Canadá. Primeira fila (da esquerda para a direita: Evaristo Almeida(Atalhada,Lagoa), José da Silva (St. Cruz, Lagoa), José Bento (Achadinha, Nordeste), António do Couto (S.Pedro de Nordestino, Nordeste), Constantino Carvalho (Feteira, Ponta Delgada), Manuel Machado (Furnas, Povoação), Guilherme Cabral (Matriz, Ribeira Grande) e Jaime Pacheco (Pedreira, Nordeste). Segunda fila (da esquerda para a direita): Armando Vieira (Água de Pau, Lagoa), Afonso Tavares (Rabo de Peixe, Ribeira Grande), Énio Vasconcelos (Salga, Ribeira Grande), João Martins (S.Brás, Ribeira Grande), Manuel Arruda (Bretanha, Ponta Delgada) e Manuel Vieira (Água de Pau, Lagoa). Terceira fila (da esquerda para a direita): Vasco Moreira (Fajã de Cima, Ponta Delgada), José Martins (Feteiras, Ponta Delgada), Dr. Mário Ferreira da Costa (Inspetor da Imigração), Manuel Pavão (Candelária, Ponta Delgada) e Vitorino Castro (Feteiras, Ponta Delgada).

Estes açorianos foram para o Canadá de barco, nomeadamente no navio Saturnia! Nos anos 60 do século XX, em alguns anos assim como nas décadas de 70, 80 e 90 o número de emigrantes para o Canadá foi superior à emigração para os EUA!

Maquete do navio Saturnia que levou os primeiros emigrantes açorianos para o Canadá. Oferecido pelo emigrante pioneiro Afonso Maria Tavares ao Museu da Emigração Açoriana.
Gráfico com as percentagens de emigrantes açorianos para os EUA, Canadá e Bermuda e outros.

Devido à presença açoriana no Canadá nos dias de hoje existem 3 casas dos Açores no Canadá, nomeadamente em locais onde os açorianos se foram fixando, Montreal no Quebeque, Toronto em Ontário e Manitoba no Winnipeg.

Casa dos Açores do Quebec
Casa dos Açores, Quebec
Casa dos Açores do Winnipeg, em Manitoba
Grupo musical do Espírito Santo na Casa dos Açores de Winnipeg no Canadá. Fonte: Casa dos Açores de Winnipeg, Manitoba.
Casa dos Açores do Ontário, em Toronto

Last modified: 4 de Janeiro, 2022

Comments are closed.