Last modified: 8 de Fevereiro, 2022
8 de Fevereiro, 2022
Desde o século XVIII, a dinâmica sociocultural e demográfica dos Açorianos no litoral de Santa Catarina, no Brasil, contribuiu profundamente na feição dos padrões culturais da região. O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, criado em 1984, tem o propósito de realizar pesquisas da Cultura de base Açoriana dos povoadores vindos dos Açores.
Sendo um pólo de pesquisa e de investigação sobre a cultura açoriana no Estado, o Núcleo de Estudos Açorianos desenvolve, também, um trabalho comunitário que atinge todo o litoral de Santa Catarina com cursos, palestras e mapeamento cultural para professores. Tendo criado a Festa Cultural Açoriana de Santa Catarina, o Núcleo de Estudos Açorianos trabalha em parceria com mais de 40 municípios do litoral catarinense numa área de 15.000 quilómetros quadrados, afectando um público alvo de mais 1.300.000 pessoas.
Em homenagem às raízes açorianas em Santa Catarina, e louvando o magnífico trabalho do Núcleo de Estudos Açorianos, a Associação dos Emigrantes Açorianos, em Julho de 2021, teve a honra de agraciar esta instituição com o Prémio Açores Mil Ilhas, aquando da primeira edição do evento com o mesmo nome que visa homenagear instituições e personalidades que elevam o nome dos Açores junto das comunidades portuguesas.
Last modified: 8 de Fevereiro, 2022

Subscreva na nossa newsletter e fica a par de todas as nossas novidades.