Santa Maria, à semelhança das restantes ilhas dos Açores é palco das celebrações do Divino Espírito Santo que constam na lista das atividades culturais religiosas que esta ilha possuiu. Estas celebrações foram introduzidas pelos Franciscanos e pela Ordem de Cristo em todo o arquipélago nos primórdios do seu povoamento, da qual a ilha de Santa Maria não foi exceção. As grandes festas em honra do Divino Espírito Santo, normalmente ocorrem no domingo de Pentecostes (sétimo domingo depois da Páscoa), onde as coroações e os Impérios se realizam em torno desta crença religiosa que se mantém desde há muitos séculos. Durante esta festividade, a gastronomia é fundamental, com a presença das famosas sopas do Espírito Santo, cozinhadas à moda antiga.
Ao juntar a esta festa religiosa que se celebra por toda a ilha, o povo de Santa Maria também se dedicou a uma festa em honra ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, a qual atrai muitos devotos à Vila do Porto, culminando numa grande festividade, depois daquela realizada em São Miguel, onde a procissão do Senhor também se faz. Também, a 15 de agosto, feriado nacional em homenagem ao dia da Assunção de Nossa Senhora, ocorrem as festividades em sua devoção.
Fora do cariz religioso, a ilha de Santa Maria também é palco de uma grande festa que faz furor entre os açorianos, sendo também das mais antigas que se realiza desde 1984, que é o Festival de Música Maré de Agosto, que se realiza todos os anos na Praia Formosa, no mês de agosto, o qual traz todos os anos a esta pequena ilha muitas personalidades da música, quer nacionais, quer internacionais.
Outras fotografias antigas sobre a ilha de Santa Maria e suas gentes:
Nota: fotografias retiradas do Facebook de História dos Açores e do Facebook de Memórias e lembranças da ilha de Santa Maria
Last modified: 25 de Junho, 2021



