ANGRA DO HEROÍSMO

30 de Maio, 2022

Angra do Heroísmo é uma cidade açoriana localizada na ilha Terceira e sede de município com cerca de 33 799 habitantes, distribuídos pelas suas 19 freguesias: desde o Raminho a São Sebastião.

Cidade de Angra do Heroísmo
Mapa representativo das freguesias de Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo, considerada Património Mundial pela UNESCO, sempre manteve a mesma estrutura urbanística e edificada do Centro Histórico, com as suas ruas, casas senhoriais, igrejas, palácios, os quais foram perseverados ao longo do tempo até aos dias de hoje, distinguindo-se com grande valor patrimonial em todo o arquipélago dos Açores. Entre muitos elementos arquitetónicos que constituem o vasto património terceirense, destaca-se o Alto da Memória no Monte Brasil, onde é possível observar-se todo o centro histórico de Angra do Heroísmo, este sumptuoso monumento é um obelisco que foi erguido em homenagem à passagem de D. Pedro IV pela Terceira durante a Guerra Civil Portuguesa, sendo a primeira pedra para a sua construção uma daquelas que o imperador pisou aquando do seu desembarque em 1832. O forte de São João Baptista, também situado no Monte Brasil, é um grande exemplo de arquitetura militar nos Açores, tendo sido edificado em defesa da cidade há mais de 400 anos. Atualmente, esta cidade é sede do Regimento de Guarnição n.º 1, uma das mais antigas unidades militares portuguesas.

Cidade de Angra do Heroísmo
Obelisco do Alto da Memória
Forte de São João Baptista, em Angra do Heroísmo

Quanto aos palácios, museus e outros monumentos e edifícios que se enquadram no contexto da arquitetura civil, estes também possuem as mesmas características arquitetónicas que as igrejas, temos assim, o Palácio dos Capitães-Generais, Palácio Bettencourt, Paços do Concelho, Solar e Capela de Nossa Senhora dos Remédios, o qual foi erguido por Pêro Anes do Canto, para servir como a sua residência e como Provedoria das Armadas. Atualmente, encontra-se na pose do Governo Regional dos Açores, servindo de secretarias. A Praça de Touros, em Angra do Heroísmo, também é um outro exemplo da arquitetura civil característica da ilha Terceira e palco de uma grande tradição que reina nesta ilha, as touradas.

Edíficio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Palácio dos Capitães-Generais
Palácio Nossa Senhora dos Remédios
Praça de Touros de Angra do Heroísmo
Monumento às Touradas, Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é palco da maior festividade de cariz profano da ilha Terceira, as Sanjoaninas, que todos os anos são motivo de grande adesão de muitos açorianos de todas as ilhas e emigrantes, assim como outros visitantes, à cidade de Angra do Heroísmo. Esta é uma festividade que se estende por mais de uma semana, que exige meses de preparação e caracteriza-se pelas suas alegres marchas em honra a São João, que desfilam pelo centro histórico da cidade mantendo acordada Angra durante toda a noite. Estas festas fazem-se ainda acompanhar das tasquinhas onde é possível degustar-se das típicas comidas da Terceira, de vários espetáculos musicais, e muitos outros desfiles sem ser as marchas, garantindo assim, a conhecida expressão de que a ilha Terceira é o «parque de diversões dos Açores».

Cidade da Angra do Heroísmo com a Igreja da Misericórdia ao fundo!
Angra do Heroísmo - forografia do século XX

Last modified: 30 de Maio, 2022

Comments are closed.