VIOLA DA TERRA, “A VIOLA DOS 2 CORAÇÕES”

6 de Setembro, 2021

A Viola da Terra, também conhecida como “viola de 2 corações” é um instrumento musical tradicional dos Açores. O seu surgimento está associado à presença da guitarra portuguesa nestas ilhas trazida pelos primeiros povoadores oriundos do continente português.

Com o passar do tempo, foram muitos os artesãos que se dedicaram à arte de construir violas da terra, sendo para eles o seu sustento.

Este instrumento acabou por adquirir uma grande importância social e cultural na vida de todos os açorianos, uma vez que sempre se fez presente em diversas manifestações festivas tradicionais para acompanhar melodias e folias, garantindo, assim, a alegria. Contudo, a Viola da Terra não ficou apenas limitada às ilhas açorianas, pelo contrário, partiu juntamente com os nossos emigrantes para a Diáspora.

Uma das características da Viola da Terra que se realçam são os dois corações que representam o amor entre duas pessoas que se separam fisicamente, mas que ficam ligadas pelo mesmo sentimento que é a saudade. Os dois corações unem-se por uma lágrima da saudade que também é referida como símbolo do ÀS de Ouros, representando a busca de fortuna aquando da emigração.

 

"Rafael Carvalho, um guardião da viola dos dois corações"
"Viola da terra", pintura de Domingos Rebêlo, década de 1930

Last modified: 6 de Setembro, 2021

Comments are closed.