TUNAS UNIVERSITÁRIAS DOS AÇORES

16 de Novembro, 2021

Tunídeos- Tuna Masculina da Universidade dos Açores

Em Portugal, desde o século XIX, que se ouve falar de Tunas Universitárias ou Tunas Académicas, que são agrupamentos musicais formados por estudantes e ex-estudantes universitários, os quais se caracterizam pela variedade de instrumentos que utilizam, acompanhados por canto.

O repertório musical das tunas é muito variado, desde adaptações de temas de autor, a composições originais, cuja temática incide na vida boémia estudantil, passando pela música erudita e popular. Envergam o traje académico da instituição a que pertencem, sendo que em alguns casos são criados trajes especificamente para o efeito, com algumas adaptações de elementos etnográficos da sua região.

Estudantina de Coimbra, fundada em 1888, atualmente Tuna Académica da Universidade de Coimbra
TAUA- Tuna Académica da Universidade dos Açores

A primeira Tuna fundada em Portugal foi a “Estudantina de Coimbra” que, mais tarde, deu origem à Tuna Académica da Universidade de Coimbra, uma tuna formada por rapazes, em 1888, que se inspirou na Tuna de Santiago de Compostela (Espanha) que visitou a cidade naquela altura. Desde então, por todo o país, principalmente nas maiores academias, começaram-se a formar cada vez mais tunas, primeiramente masculinas, aparecendo depois, as tunas mistas e as femininas.

Actualmente, em Portugal existem mais de 200 tunas: grupos capazes de garantir a animação e verdadeiro espírito académico que se vive nas Instituições Académicas portuguesas.

Sabias que existem 8 tunas universitárias nos Açores, entre elas 4 mistas, 3 masculinas e uma feminina? Fica atento à nossa página nos próximos dias para saberes mais sobre estes grupos musicais.

TUNA COM ELAS- Tuna Feminina da Universidade dos Açores
TUNÍDEOS

Last modified: 16 de Novembro, 2021

Comments are closed.