Last modified: 20 de Abril, 2022
24 de Março, 2022
Lagoa é uma cidade e concelho na costa sul da ilha de São Miguel que possuiu cerca de 14 416 habitantes, distribuídos pelas suas 5 freguesias: Santa Cruz e lugar dos Remédios, Rosário e lugar da Atalhada, Cabouco, Água de Pau e lugar da Caloura e Ribeira Chã. A Lagoa foi elevada a cidade em 2012.
Quando os descobridores chegaram à ilha de São Miguel, a Lagoa foi dos primeiros locais a serem povoados. O facto de estar situada entre a Vila Franca do Campo e Ponta Delgada, dois centros importantes na ilha de São Miguel, veio permitir o desenvolvimento e dinamização da então vila da Lagoa, a qual chegou a ser considerada pelo Rei D. João III, em 1522, uma das melhores regiões agrícolas da ilha, com as suas culturas de trigo, pastel e vinho. O Porto dos Carneiros, na Lagoa, detinha uma importante atividade económica, através da exportação de produtos e venda de peixe. A partir do século XIX, com a cultura da laranja, a Lagoa tornou-se num dos principais centros da cultura e exportação de laranja, o que acabou por levar à sua prosperidade. Após a laranja, vieram as culturas do tabaco, da beterraba e da chicória iniciando, assim, a atividade fabril na Lagoa e por conseguinte um significativo desenvolvimento económico.
A nível arquitectónico, na Lagoa, destacam-se belas casas, solares, capelas e igrejas que apresentam um importante valor patrimonial, entre os quais o Convento dos Franciscanos, que serve de espaço à Biblioteca Municipal Tomaz de Borba Vieira; Casa da Cultura Carlos César; Solar da Atalhada; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Na Lagoa, podemos encontrar uma magnífica zona balnear, na freguesia do Rosário, que é o complexo das piscinas da Lagoa que é composto por uma piscina coberta, pelas piscinas naturais, uma piscina semi-olímpica e piscinas para crianças.
Na cidade da Lagoa, são as festas religiosas que mais se destacam e que animam a população com os seus arraiais e procissões, nomeadamente a festa de Santa Cruz e a festa em honra à Nossa Senhora do Rosário. No Convento dos Franciscano, todos os anos se realiza a festa branca nas suas instalações, proporcionando aos seus participantes uma noite de festa e grande animação. Pelos Santos Populares, em Junho, a Lagoa celebra em honra ao Santo Casamenteiro Santo António, onde são realizadas as marchas populares e também não poderiam faltar as Noivas de Santo António.
Last modified: 20 de Abril, 2022

Subscreva na nossa newsletter e fica a par de todas as nossas novidades.