SER ROMEIRO NOS AÇORES E NAS COMUNIDADES

Ontem, dia 25 de Abril, demos por terminada a nossa mais recente iniciativa SER ROMEIRO NOS AÇORES E NAS COMUNIDADES que nos permitiu ficar a conhecer a realidade de ser romeiro nas comunidades, nomeadamente na Costa Leste dos EUA e no Canadá, onde foi possível ver e ouvir a experiência de vida de homens de Fé, açorianos, que levaram consigo esta importante tradição micaelense com quase 500 anos.
Esta foi uma iniciativa que se constituiu através de três webinars, sob a moderação do nosso presidente, Rui Faria, entre os dias 18 e 25 de abril, sendo o primeiro com enfoque para os Romeiros no Canadá e na Bermuda, o qual contou com a presença dos Irmãos Romeiros José da Costa, António Costa, Silvério Fidalgo e Joe Benevides, e do Irmão e Presidente do

Movimento de Romeiros de São Miguel, João Carlos Leite.
No dia 21 de abril foi feita uma homenagem a todos os Romeiros nas Comunidades e, em especial ao Mestre António Tabico, a qual serviu para relembrar e eternizar a importante ação de Tabico nas comunidades portuguesas no Canadá, sendo ele o impulsionador da criação de Romarias Quaresmais nesta região. Nesta homenagem estiveram presentes o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, o Presidente da Câmara Municipal Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, João Carlos Leite e ainda via online, o filho do homenageado, Tony Camara. Para além das belas palavras proferidas por todos os intervenientes, a AEAzores fez a oferta de uma placa em homenagem a todos os Romeiros nas Comunidades, em especial ao Mestre Tabico, que será colocada na Praça do Emigrante.
Para fechar este ciclo de webinars, não poderíamos esquecer dos Romeiros nos EUA, onde são vários os Ranchos que existem na sua Costa Leste. Neste sentido, marcaram presença os Irmãos José Pimentel, António Pacheco, José Soares, Daniel Palma, Luís Silva, Jorge Pacheco, Jeffrey Clementino e nos Açores, Rui Faria e João Carlos Leite.
Neste sentido, a AEAzores expressa o seu muito obrigado a todos os que participaram e tornaram possível esta iniciativa, cuja temática muito diz ao povo açoriano e aos seus emigrantes. Agradecemos também à

Casa Dos Acores Cani, e ao seu presidente, Francisco Viveiros pela sua preciosa ajuda no estabelecimento da ligação online entre os Irmãos Romeiros dos EUA, assim como a preciosa colaboração de João Luís Pacheco.
Publicado a 26 Abril, 2021