ILHA DO CORVO, DETENTORA DE UMA BELEZA ÚNICA

A ilha do Corvo, assim designada devido à presença de corvos que foram avistados na ilha, aquando da chegada dos descobridores, é a mais pequena ilha do arquipélago dos Açores, com cerca de 17,21 Km2 de área e 430 habitantes (segundo os censos de 2011). Apesar da sua pequena dimensão, esta ilha não fica aquém das restantes, no que toca à sua beleza natural.

Ilha do Corvo
Vila Nova do Corvo

 

Classificada como Reserva da Biosfera, desde 2007, pela UNESCO, a ilha do Corvo apresenta uma excelente qualidade da sua biosfera. Na sua paisagem, o verde domina as pastagens e os muros de pedra escura delimitam as propriedades. O principal e mais conhecido elemento paisagístico do Corvo é o Caldeirão, uma beleza natural que resultou do colapso do topo do vulcão, cujo interior está ocupado por uma pequena lagoa com pouca profundidade e por pequenos cones vulcânicos.

Caldeirão, ilha do Corvo
Caldeirão, ilha do Corvo

 

O Corvo é rodeado por altas falésias que atingem a sua abruptidade no oeste e no norte da ilha. Contudo, a melhor forma de conhecer a natureza da ilha do Corvo é através de passeios de barcos, que permitem o acesso a zonas de difícil acesso pedestre, podendo assim ser possível disfrutar da paisagem e observar aves marinhas, golfinhos ou baleias.

Praia da Areia ou Portinho da Areia, ilha do Corvo
Publicado a 4 Junho, 2021