ÀS CRIANÇAS DOS AÇORES DE MIL ILHAS

Hoje comemora-se, em Portugal, o Dia da Criança, o qual é celebrado anualmente, sempre no primeiro dia do mês de junho, em homenagem a todas as crianças.

Esta efeméride passou a fazer parte dos nossos dias a partir de 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam, onde foi reconhecido que todas as crianças do mundo, independentemente da raça, religião e origem social têm direito a afeto, amor, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção e acima de tudo, crescer num clima de paz e fraternidade.

Tal como é sabido, as crianças de hoje são os adultos do amanhã, os adultos do futuro, aos quais devemos ter a importante missão de lhes ensinar e transmitir certos conhecimentos e tradições, de modo que o legado deixado pelos nossos antepassados seja duradouro. Este aspeto está bem presente na questão da emigração e nas comunidades açorianas distribuídas pelo mundo, na medida em que os nossos emigrantes têm a preocupação de inserir as suas crianças nos costumes e tradições dos Açores, salvaguardando a cultura e os valores destas ilhas que foram levados para os quatro quantos do mundo. O futuro da Açorianidade está nas mãos de todas estas crianças.

Desejamos um Feliz Dia da Criança a todas as Crianças dos Açores de Mil Ilhas, que nunca deixam de “ser felizes e de disfrutar intensamente de todos os instantes da vida”.

Festa do Divino, Rio de Janeiro
Associação Grupo de Cultura Casa da Dindinha, Santa Catarina, Brasil
Bermuda
Grupo de Folclore Ilhas de Bruma da Casa dos Açores do Winnipeg, Canadá
Grupo de Folclore Ilhas de Bruma da Casa dos Açores do Winnipeg, Canadá
Grandes Festas do Divino Espírito Santo em Nova Inglaterra, EUA

 

Grupo Folclore Ondas Azuis da Casa dos Açores de Winnipeg, Canadá

 

Publicado a 1 Junho, 2021