FLORES ISLAND AND ITS BUILT HERITAGE

A ilha das Flores, entre toda a sua exuberante beleza natural apresenta um património edificado que merece a devida distinção, o qual se integra na história desta ilha e identidade do seu povo.

Santa Cruz das Flores
Lajes das Flores
Fajã Grande, ilha das Flores, década de 60

 

Por toda a ilha, entre o casario, destacam-se várias igrejas esteticamente típicas das igrejas açorianas, onde predomina o branco das paredes, rodeado do tom cinzento das cantarias. Exemplo disto é a Igreja de Nossa Senhora de Lurdes na Fazenda, cuja edificação é datada do século XX, a qual possui a particularidade da sua elevação, que lhe permite ser observada ao longe e também servir de mirante para os campos em redor. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz adquire uma sumptuosa fachada que se sobressai neste concelho. Nas Lajes das Flores é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, datada do século XVIII, que assume uma posição de realce na arquitetura religiosa nesta zona da ilha, a qual possui uma bela fachada revestida de azulejos.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, 1910
Interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz
Igreja de Nossa Senhora de Lurdes na Fazenda, ilha das Flores

 

Nesta ilha ocidental, demarca-se o casario de cantaria de basalto, os Impérios de devoção ao Espírito Santo e ainda a ponte sobre a Ribeira dos Morros, datada de 1743.

 

Recantos e encantos da ilha das Flores
Edifício da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, século XX
Farol da Ponta do Albernaz, ilha das Flores, séculoXX
Casas da Cascata, Lajes das Flores

Published on 11 May, 2021