SÃO JORGE, A ILHA ONDE AS CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS NÃO SÃO ESQUECIDAS, SOBRETUDO NAS SUAS FAJÃS
A ilha de São Jorge não se afasta muito das outras ilhas do arquipélago, no que diz respeito às suas festividades e animações culturais e populares. Deste modo, nesta ilha, não é surpresa que se celebre em honra ao Divino Espírito Santo, cujas celebrações têm lugar nos domingos sucessivos após a Páscoa, fazendo-se acompanhar das coroações e da sua típica gastronomia, sendo esta uma das manifestações religiosas mais importantes da ilha. Ainda neste contexto religioso, nesta ilha realiza-se a festa em honra ao seu padroeiro, São Jorge, no concelho das Velas, onde se faz uma procissão em sua honra, assim como diversos espetáculos musicais e exposições. Também por todas as freguesias da ilha, são muitas as festas em honra aos oragos de cada freguesia, que se compõem com procissões, aminações musicais, bailados e touradas à corda.






Por outro lado, as Fajãs desta ilha atraem muitos locais e também visitantes não só por causa da sua beleza natural, mas também pelas suas romarias e pequenas festividades que refletem a fé e dedicação deste povo. É exemplo disto a romaria que se faz ao Santo Cristo, na Fajã da Caldeira do Santo Cristo, a qual é acompanhada de uma procissão ao seu orago e respetivo arraial.



Num cariz mais profano, a ilha de São Jorge é palco da Semana Cultural das Velas que se realiza no verão, sendo uma grande festa que atrai sobretudo os mais jovens desta ilha, mas também das ilhas próximas, Pico e Faial, a qual se preenche com feiras gastronómicas, palestras, eventos náuticos e espetáculos musicais que trazem à ilha personalidades nacionais da música. No concelho da Calheta, também é realizado um evento deste género, chamado de Festival de Julho, o qual se faz acompanhar de espetáculos musicais, desfiles etnográficos, entre muitas outras animações.


Nota: Fotografias retiradas da página do Facebook de «História dos Açores».











