SABORES DA ILHA DO FAIAL

A cozinha faialense é essencialmente virada para o mar, onde predominam os pratos de peixe e marisco muito característicos da ilha do Faial, os quais são muito apreciados devido ao sabor único que o peixe e os mariscos locais possuem. Contudo, os pratos de carne também marcam a sua presença nas mesas faialenses, os quais não se afastam daqueles que existem pelo restante arquipélago. Neste contexto, na Ilha Azul, os seus pratos típicos mais apreciados são o polvo guisado com vinho, a caldeirada de peixe, o arroz de lapas, lagostas e caranguejo e nas carnes, são as morcelas e as linguiças que se destacam, fazendo-se acompanhar de inhame e a molha de carne, um prato de carne de vaca típico desta ilha.

Polvo guisado com vinho
Caldeirada de peixe
Arroz de lapas, à moda do Faial
Molha de carne, prato típico do Faial
Linguíça e morcela com inhame

 

Tal como em todas as ilhas dos Açores, o Faial não fica aquém no que diz respeito às Sopas do Espírito Santo, assim como o pão de milho e massa sovada, ideais para acompanhar o afamado polvo guisado. Também o queijo típico do Faial, Queijo Ilha Azul, proporciona um excelente começo ou fim de refeição.

Pão de milho
Queijo Ilha Azul

 

Na doçaria, esta ilha central distingue-se com as suas conhecidas Fofas, uns pequenos bolinhos de massa aromatizada de sementes de funcho, recheados com um saboroso creme à base de gemas de ovos, leite, açúcar, farinha e raspa de limão.

Fofas, doce típico do Faial
Publicado a 5 Abril, 2021