Região presente na conferência anual da Luso American Education Foundation, na Califórnia

O Director Regional das Comunidades desloca-se ao estado norte-americano da Califórnia, de hoje a 17 de março, para participar na 42.ª Conferência Anual da LusoAmerican Education Foundation – LAEF.
Paulo Teves terá um encontro com alunos de Português de diversas escolas do ensino secundário, em Fresno, na California State University, onde abordará a importância da aprendizagem da língua portuguesa e do envolvimento comunitá- rio onde se inserem.
O Director Regional estará presente na cerimónia de abertura da 42.ª Conferência Anual da LAEF, onde assiste a um debate sobre o tema ‘Portuguese-American Leadership Retreat—Strategic Plan for the Portuguese-American Community in California’, durante o qual será analisada a definição de uma estraté- gia de ação para a promoção da língua e da cultura portuguesas neste estado norteamericano. Em Tulare, Paulo Teves reúne-se com o Portuguese-American Leadership Council of the United States – PALCUS e participa, no âmbito da conferência, na Noite Cultural Portuguesa, que reunirá a comunidade residente nesta zona dos EUA, na sua maioria oriunda dos Açores, bem como na inauguração da exposição “Celebrando 15 anos da Maré Cheia nas páginas do Tribuna Portuguesa”.
No terceiro e último dia da deslocação à Califórnia, Paulo Teves reúne-se com a Direcção da California Portuguese American Coalition – CPAC e está presente na cerimónia de entrega de prémios da Conferência Anual da Luso-American Education Foundation, para além dos diversos workshops, nomeadamente sobre Genealogia, novas ferramentas do ensino da língua portuguesa e o papel dos jovens luso-americanos na diáspora, entre outros. A Luso-American Education Foundation é uma fundação sem fins lucrativos, fundada a 12 de junho de 1963 por um grupo de cidadãos de origem portuguesa, cujos objectivos estão ligados fundamentalmente à promoção e patrocínio da língua e cultura portuguesas nos EUA. As principais actividades da LAEF são a Conferência Anual sobre Educação, que se realiza desde 1975, a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, desde 1966, a atribuição de bolsas de estudo para estudantes universitários, também desde 1966, e a realização de um curso de verão para estudantes do ensino secundário. O apoio a cursos de Português nas universidades dos EUA e a atribuição de bolsas para formação de professores de Português nos EUA nas universidades portuguesas – cursos de verão – são outras das atividades da Luso-American Education Foundation. A organização da conferência deste ano está a cargo de Diniz Borges, oriundo da ilha Terceira, docente de Português e Cônsul Honorário de Portugal em Tulare, onde reside uma significativa comunidade açoriana.

Fonte: Diário Açores

Publicado a 15 Março, 2018