OS SABORES DA GRACIOSA

A gastronomia da ilha da Graciosa, sendo esta uma ilha açoriana, caracteriza-se pelo aproveitamento dos produtos locais e produzidos na ilha, dando assim um aspeto e paladares únicos às suas comidas.

Assim, nesta ilha, destacam-se os pratos de peixe fresco do mar dos Açores, sendo as caldeiradas e os assados os mais apreciados. O alho e a meloa da Graciosa, são elementos típicos da gastronomia graciosense, os quais são considerados excelentes produtos para pratos gourmet, fazendo parte da lista dos ingredientes de muitas receitas e confeções desta ilha.

Caldeirada de peixe
Alho da Graciosa
Meloa da Graciosa

 

Por outro lado, para acompanhar estes deliciosos pratos, esta ilha serve-se do seu famoso vinho branco, originário da casta original Verdelho, o qual possui uma textura leve, seca e com aromas a fruta. Derivado da vinicultura da Graciosa, existem ainda a aguardente velha e a Angelica, sendo esta última uma bebida mais doce, ambas muito apreciadas.

Vinhos produzidos na Graciosa: vinho branco, aguardente e Angelica

 

Produtos típicos da ilha da Graciosa

 

No entanto, é na doçaria que a Graciosa atinge maior distinção com as suas Queijadas da Graciosa, um dos mais famosos doces muito apreciados não só na ilha, mas também em todo o arquipélago. Para além destas queijadas, nesta ilha fazem-se também cavacas, capuchos, pastéis de arroz, as encharcadas de ovos. Todos eles doces característicos desta ilha e que não ficam a faltar nas mesas dos graciosenses.

Queijadas da Graciosa
Confeção das Queijadas da Graciosa
Pastéis de arroz
Publicado a 18 Fevereiro, 2021