O PATRIMÓNIO MARIENSE

 

Casas típicas da ilha de Santa Maria

 

A ilha de Santa Maria é detentora de um rico património edificado que varia desde o património público e particular ao património religioso, civil e militar, os quais possuem grande valor histórico-cultural, contribuindo de uma certa forma para a identidade do povo mariense.

 

Santa Maria tem uma particularidade especial que as restantes ilhas não têm, a qual se associa ao facto desta ilha não sofrer com tanta frequência sismos, nem estar sujeita a erupções vulcânicas, o que foi uma mais valia para o seu património, permitindo assim, a sua conservação e durabilidade, uma vez que grande parte desse património não correu o risco de ser destruído por estes desastres naturais.

Assim, podemos encontrar em Santa Maria muitos exemplares de arquitetura e outras edificações que constituem o património mariense, destacando-se entre eles, a arquitetura religiosa e militar. Relativamente à primeira, um bom exemplo representativo deste tipo de património é precisamente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, a qual, apesar de ter sido reconstruída, foi a primeira igreja a ser edificada nos Açores. Outro elemento patrimonial existente nesta ilha é a Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, na freguesia dos Anjos, a qual conta uma história relacionada com o povoamento da ilha: foi nesta ermida que se rezou uma missa por promessa de Cristóvão Colombo, navegador ao serviço de Castela, sendo por ele assistida, como agradecimento a Deus pela chegada a terra após uma tempestade que colocara em perigo a sua navegação. Também, é nesta freguesia que foi construída uma estátua em honra a este navegador.

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, no século XX
Fotografia atual da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção
Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, com o primitivo campanário ao lado.

 

 

Ermida e lugar da Nossa Senhora dos Anjos, Santa Maria
Estátua edificada em homenagam ao navegador Cristovão Colombo

 

No que toca ao património militar, temos o caso do Forte de São Brás, que remontam aos tempos em que a ilha foi atacada pelos piratas e corsários.

 

Forte de São Brás, exemplo de património militar mariense

De um modo geral, o património mariense deve-se muito à sua arquitetura, a qual ainda conserva alguns vestígios dos primórdios do seu povoamento, como o caso das portas ogivais e janelas com características manuelinas, tal como se pode verificar em algumas casas.

 

Farol de Gonçalo Velho, século XX
Casa típica da ilha de Santra Maria, um exemplo de património civil
Casa típica da ilha de Santra Maria, um exemplo de património civil

 

Publicado a 13 Janeiro, 2021