Muitos candidatos açorianos e descendentes com eleição garantida por falta de oponentes

Por Osvaldo Cabral, em Boston

Por estes dias, os açorianos que aqui vivem estiveram numa roda viva, em forte campanha, para eleger candidatos oriundos da comunidade portuguesa, entre eles muitos açorianos e descendentes de famílias da nossa Região.

Muitos nomes portugueses nas listas. Quase todos os lusodescendentes que já fazem parte da Câmara de Representantes neste estado não têm oponentes, pelo que a reeleição é praticamente garantida, como é o caso dos democratas Alan Silvia, de Fall River (7º Distrito), Dylan Fernandes, de Falmouth (Barnstable, Dukes e Nantucket), todos democratas, e o republicano David Vieira, de Falmouth (3º Distrito). O conhecido deputado estadual, natural da ilha do Pico, António Cabral, é dos poucos que tem um oponente: o independente Michael Janson.

No outro estado aqui ao lado, Rhode Island, o mais pequeno dos EUA, onde vivem, igualmente, uns bons milhares de açorianos (calcula-se que mais de 100 mil), também concorrem muitos nomes portugueses e até americanos que se dizem “perfeitamente identificados coma comunidade portuguesa”.

Jornal Diário dos Açores, 7 de novembro de 2018, p.3

Publicado a 8 Novembro, 2018