GRACIOSA, UMA ILHA REPLETA DE TRADIÇÕES
A Graciosa, apesar de ser uma ilha pequena, está fortemente ligada às suas tradições, as quais estão nitidamente refletidas com as suas festas e eventos religiosos e de animação popular.
Sendo assim, no que toca ao cariz festivo desta ilha, ocorrem nela uma série de festas religiosas desde as celebrações dos patronos das freguesias e culto ao Espírito Santo, à festa do Senhor Santo Cristo da Graciosa que tem um grande impacto no calendário festivo desta ilha. As festas do Espírito Santo, tal como as outras ilhas, decorrem entre os meses de maio e setembro e caracterizam-se pelos seus cortejos, coroações e procissões e também pelos bodos de leite, muito comuns na ilha Terceira. A festa do Senhor Santo Cristo, por sua vez, realiza-se na segunda semana do mês de agosto, é aquela que atinge uma grande dimensão nesta ilha, conciliando a vertente religiosa e mais solene com a vertente mais profana, caracterizando-se pela animação popular, espetáculos musicais e de grupos folclóricos e bandas filarmónicas, onde é também valorizada a cultura graciosense.





Ao acompanhar todas estas comemorações, não podemos esquecer da essência dos arraiais que animam o povo, os quais para além da música, seja ela tocada por Bandas Filarmónicas, ou outros grupos, também são compostos por outras atividades e eventos como as touradas, espetáculos de dança regional como os grupos de folclóricos, desfiles de marchas, entre outras animações que tão cor e alegria à festa.




O carnaval da Graciosa é um outro evento de animação popular, inserido no contexto cultural da ilha, o qual se destaca pelos seus famosos Bailes de salão, onde todos estão convidados a participar, desde os mais novos aos mais velhos, fantasiados e divertindo-se ao som da música carnavalesca.
NOTE: Fotografias retiradas da página oficial do Facebook «História dos Açores».






