GASTRONOMIA DE SANTA MARIA

Santa Maria assemelha-se às outras ilhas açorianas no que diz respeito à gastronomia, a qual se caracteriza pela sua autenticidade e riqueza dos seus sabores, que são muito apreciados por todos aqueles que visitam o arquipélago. A presença da carne e do peixe fresco nas refeições são elementos indispensáveis que constituem as bases da gastronomia açoriana e que não podem estar em falta nas mesas durante todo o ano.

Em Santa Maria, destacam-se alguns pratos típicos desta ilha, nomeadamente o caldo de nabo, o qual é confecionado com nabo de Santa Maria (espécie de nabo pequeno e de cor escura) e acompanhado por fatias de pão ensopadas pelo molho do próprio caldo e ainda contém carne de porco, entremeada e chouriço, sendo estes cozidos na mesma água do caldo. Os enchidos artesanais, por sua vez, são muito apreciados em Santa Maria, fazendo parte de praticamente todos os pratos, em especial destaque para a alheira de Santa Maria.

 

Caldo de nabo de Santa Maria

 

Caldo de Nabo de Santa Maria

 

 

 

 

 

 

Relativamente à doçaria, destacam-se os tão afamados biscoitos de orelha, cujo formato parece uma orelha. Para além disso, os suspiros, os melindres e as cavacas são outros doces que estão na lista da doçaria típica desta ilha.

Biscoitos de orelha de Santa Maria

 

Biscoitos de orelha de Santa Maria, confeção

 

 

 

 

 

Melindres

 

A meloa criada em Santa Maria é um fruto muito apreciado devido ao seu sabor único, não só pelos marienses, mas como por todo o arquipélago dos Açores.

 

Meloa de Santa Maria
Meloa de Santa Maria
Publicado a 14 Janeiro, 2021