FALECEU O EMPRESÁRIO DAVID TAVARES, EMIGRANTE AÇORIANO NO CANADÁ

A AEA expressa as mais sinceras condolências à família do Senhor David Tavares, emigrante açoriano no Canadá, que faleceu no passado dia 13 de janeiro, em Toronto, vítima de doença prolongada.

Após o conhecimento desta triste notícia, a AEA não poderia deixar de prestar uma pequena homenagem a este emigrante de sucesso no Canadá, o criador de uma das maiores multinacionais na área das comunicações- Connexal– da qual foi presidente.

Natural da freguesia das Feteiras, da ilha de São Miguel, onde viveu até aos 19 anos, altura em que emigrou para o Canadá com os seus pais, em 1966, David sempre se dedicou aos estudos, mostrando um interesse especial pela área da comunicação. Deste modo:

– Formou-se no programa de Engenharia Elétrica e Mecânica na Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada, tendo trabalhado na EDA e na Portugal Telecom.

-Quando chegou ao Canadá, David preocupou-se em dar continuidade à sua carreira ligada ao ramo das telecomunicações, e para isso, matriculou-se num curso de inglês para aprender aquela língua de modo a que conseguisse emprego.

-Em 1967 foi contratado pela Bell Canadá, como técnico, tendo sido, mais tarde, promovido a Analista de Telecomunicações e depois a Instrutor de Instalações de Grandes Empresas.

-Em 1980 fundou a sua própria empresa, Tel-e Connect Systems Ltda, que se expandiu por todo o Canadá, fornecendo serviços de comunicações a diversas empresas.

-Em 1990, fundou a GlobeStar Systems Inc, outra empresa de telecomunicações

-Mais tarde, devido aos avanços tecnológicos e da Internet, fundou a Connexall, uma plataforma de gestão de alarmes e notificação de eventos, destinada sobretudo a Hospitais e a outros espaços inseridos na área médica.

–  Em 2003, recebeu o Prémio de Mérito da Federation of Portuguese Canadian Business and Professionals

-Em 2005, foi premiado com o Prémio Canadian New Pioneer Award

-Em 2009, foi reconhecido com a Insígnia Autonómica de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, pela Assembleia Legislativa dos Açores

-E foi merecedor da Medalha do Jubileu de Ouro da Rainha atribuída pelas suas contribuições significativas ao Canadá e à comunidade canadiana.

David Tavares, deixa-nos assim, em 2021 após uma vida ativa e com grandes ambições pela dinamização da área das telecomunicações e nunca esquecendo a sua terra natal, também foi uma figura que empregou muitos jovens açorianos nas suas empresas no Canadá.

 

Publicado a 15 Janeiro, 2021