FAIAL, UMA ILHA DETENTORA DE VALOR PATRIMONIAL

Entre todo o património natural de que a ilha do Faial é detentora, esta também possui um riquíssimo valor patrimonial nas suas estruturas arquitetónicas e cidade que refletem a história e diversos episódios históricos que marcaram esta ilha e a sua população. A cidade da Horta está delimitada pelo seu casario que traduz a importante posição a nível internacional e cosmopolita desta cidade. Entre este casario destaca-se a Igreja Matriz de São Salvador com o todo o seu esplendor apresentado pela talha dourada e painéis de azulejos que ornamentam a igreja. Também nesta cidade, o antigo Colégio dos Jesuítas, atual Museu da Horta, é um edifício histórico que remonta à presença dos Jesuítas no Faial. A Igreja de Nossa Senhora das Angústias é um outro templo religioso que compõe a cidade da Horta, desde o século XVII, data da sua construção sobre a primitiva capela datada do século XV.

Cidade da Horta, Faial
Igreja do Santíssimo Salvador, Horta, Faial
Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, interior, Horta, Faial
Igreja de Nossa Senhora das Angústias, Faial
Antigo Colégio dos Jesuítas, Horta, Faial

 

Fazendo referência à baleação que muito marcou o Faial, a antiga Fábrica da Baleia de Porto Pim não ficou esquecida, tendo sido aproveitada como museu destinado à exposição de um riquíssimo espólio baleeiro que marca a população faialense e uma das principais fontes de rendimento da época.

Quanto à arquitetura militar, esta aqui bem representada pelo Forte de Santa Cruz, o qual foi a principal fortificação desta ilha.

Forte de Santa Cruz, Faial
Forte de Santa Cruz, Faial

 

Partindo para um contexto mais civil no que toca à arquitetura, é importante referir que a ilha do Faial apresenta um aspeto eclético nas suas edificações, devido à presença  de comunidades alemãs, inglesas e americanas que nesta ilha se fixaram durante a colocação das estações cabo-telegráficas, no século XX, o que  acabou por contribuir para a estética da cidade da Horta, a qual recebeu influências  destas  diferentes culturas europeias. Todo este ecletismo ainda prevalece não só em algumas casas, mas também no tão reconhecido Peter Café Sport, o qual é um ponto de paragem obrigatório a todos aqueles que visitam a ilha, onde poderão encontrar um espaço que reúne, desde 1918, velejadores e viajantes  de todo o mundo. A marina da Horta, por sua vez, distingue-se pelos seus paredões cobertos de coloridas gravuras, as quais são feitas por todos os viajantes que lá atracam e, estando ligadas a uma lenda, levarão o barco ao próximo destino em segurança.

Cidade da Horta, Faial
Peter Café Sport, Faial
Peter Café Sport, Faial
Marina da Horta, Faial
Publicado a 30 Março, 2021