FAIAL, A ILHA AZUL

A ilha do Faial, situada no grupo central do arquipélago dos Açores, faz parte das ilhas do triângulo juntamente com as ilhas do Pico e São Jorge. Sendo uma ilha de origem vulcânica, com cerca de 172,43 Km2 de área, também é conhecida por Ilha Azul, devido à presença dominante de hortências de cor azul e pelas límpidas águas do oceano que a rodeia.

Ilha do Faial
Horta, Faial

 

Em termos geológicos, a ilha do Faial formou-se em torno de um vulcão central, cujo centro se situa numa caldeira profunda, a qual apresenta suaves encostas intercetadas por formações vulcânicas, onde predomina uma vegetação composta pela flora endémica da ilha e da Macaronésia. O ponto mais alto desta ilha é o pico do Cabeço Gordo, um vulcão adormecido desde o século XVII, com cerca de 1043 metros de altitude. Devido à sua formação geológica, e estando situada na Fratura Faial-Pico, a ilha do Faial ao longo da sua história sofreu várias erupções vulcânicas, sendo que na zona oeste da Caldeira onde se encontra o complexo vulcânico do Capelo, foram aquelas que mais marcaram a população. A erupção do vulcão dos Capelinhos, em 1957, também conhecida como Mistério dos Capelinhos, cujo vulcão manteve-se em atividade durante 13 meses, caracterizou-se por duas fases: uma fase submarina que provocou a emissão de cinzas vulcânicas e vapor de água; e uma fase subaérea que provocou períodos explosivos de bombas vulcânicas e períodos caracterizados pela emissão de escoadas lávicas. Esta erupção que atormentou a população faialense durante um ano, aproximadamente, transformou a Ponta dos Capelinhos, na freguesia do Capelo, numa grande atração turística devido à sua beleza paisagística de génese muito recente.

Ponta dos Capelinhos, Capelo, ilha do Faial
Ponta dos Capelinhos, Capelo, ilha do Faial
Erupção do vulcão dos Capelinhos, ilha do Faial, 1957
Erupção do vulcão dos Capelinhos, ilha do Faial, 1957
 Caldeira do Cabeço Gordo, ilha do Faial
Caldeira do Cabeço Gordo, ilha do Faial

 

Em todo o caso, no que toca à paisagem natural que o Faial possuiu, para além da Ponta dos Capelinhos, esta ilha possui belas pastagens verdes que se encontram com o azul do mar e imensos miradouros onde se detém uma vista incrível sobre as ilhas vizinhas, como o da Ponta da Espalamanca. Outro ponto de atração turística é o Morro de Castelo Branco, um rochedo rodeado de água e povoado por aves marinhas, cuja forma acastelada  faz parecer uma fortaleza.

Cidade da Horta, Faial

 

A ilha do Faial, em comparação com as ilhas do triângulo é aquela que possui mais praias de areia vulcânica, nomeadamente, a Praia do Almoxarife, praia do Porto Pim e a Praia do Norte. O lado poente da ilha caracteriza-se pelas suas arribas e falésias rochosas que se estendem pela orla costeira.

Praia do Almoxarife, Faial, com a montanha do Pico em segundo plano
Praia do Norte, ilha do Faial
Marina da Horta, Faial

 

Publicado a 25 Março, 2021