Exposição comemorativa dos 65 anos de emigração açoriana para o Canadá

A presença portuguesa em território canadiano remonta ao século XVI, mas é a partir do ano de 1953 que toma um alcance significativo com a ida de milhares de açorianos para terras canadianas.
A Associação dos Emigrantes Açorianos em parceria com o Museu da Emigração Açoriana irá celebrar os 65 anos de emigração açoriana oficial para o Canadá com várias atividades durante este e próximo ano.
A primeira iniciativa será durante as Festas do Santo Cristo com uma exposição comemorativa desta efeméride. A exposição estará patente na Ermida Nossa Senhora das Dores (contígua à Igreja de São José) entre os dias 4 e 10 de maio. A exposição conta com vários painéis explicativos da efeméride, assim como objectos de alguns pioneiros da emigração açoriana para o Canadá.
A sessão de abertura terá a presença da Cônsul Honorária do Canadá em Ponta Delgada, Melinda Stokreef, o Secretário Regional Rui Bettencourt e o Presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, Rui Faria.
Durante o restante ano e em 2019, a Associação dos Emigrantes Açorianos irá percorrer as escolas açorianas com uma exposição itinerante, assim como um evento em terras canadianas.
Convidamos todos a participar na sessão de abertura dia 4 maio às 20h na ermida atrás referida.
Alguma questão disponha para o aeazores@gmail.com ou para o 91 447 05 20 (Rui Faria).

Publicado a 2 Maio, 2018