DOCUMENTÁRIO AÇORIANOS NA NOVA INGLATERRA

‘Esse Mundo Fora do Mundo’ é o título de um documentário da Associação Cultural Burra de Milho, da ilha Terceira, sobre a forma como a comunidade açoriana de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, se mantém ligada às raízes.
“Há um conjunto de entidades que promove e defende a língua e a cultura portuguesa e, em torno dessas associações e dos eventos que vão organizando, mantém-se a união, a ligação à terra e a língua”, adiantou, em declarações à Lusa, o presidente da Burra de Milho e realizador do documentário, Miguel Costa.

O primeiro trabalho de Miguel Costa como realizador estreou-se no sábado em Angra do Heroísmo e deverá ser apresentado também nos Estados Unidos da América (EUA), onde foi rodado em 2015 e 2016, mas por enquanto não há datas marcadas.

A ideia de retratar esta comunidade em documentário surgiu numa visita à Nova Inglaterra, no âmbito da divulgação da mostra de cinema açoriano Amostram´isse.

“Ficámos surpreendidos e admirados pela dimensão da rede de contactos e com a intensidade com que as pessoas queriam ajudar a promover tudo o que era relacionado com a sua terra. Ouvimos histórias dessas, mas ver acontecer realmente foi diferente. Ficámos com a ideia de um dia produzir algo em torno daquelas comunidades”, revelou Miguel Costa.

 

Publicado a 23 Janeiro, 2020