DA SEMANA DO MAR A OUTRAS FESTIVIDADES DO FAIAL

A ilha do Faial segue o mesmo esquema das outras ilhas dos Açores no que toca às festividades e eventos que se destinam à animação da população, quer sejam de cariz religioso ou mais profano.

Neste sentido, abordando a vertente mais religiosa desta ilha, as festas do Espírito Santo assumem um significado importante para os faialenses, onde são festejadas dentro dos termos tradicionais, com as coroações, procissões e outros momentos solenes, assim como as habituais Sopas do Espírito Santo e respetiva animação. No entanto, a manifestação religiosa que adquire maior dimensão nesta ilha é a Festa de Nossa Senhora das Angústias, a qual remonta aos primórdios do povoamento e a uma imagem da Nossa Senhora trazida da Flandres. Esta é uma festividade que, para além da celebração mais solene, com a procissão e missas, também assume um caráter de festejos populares envolto de grande animação pela cidade da Horta. Neste contexto, uma outra manifestação de fé que muito diz ao povo do Faial é a procissão e devoção na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife, cuja tradição remonta ao século XVIII, aquando da erupção vulcânica em Santa Luzia, na ilha do Pico, que atormentou a população da época, a qual refugiou-se na Fé como forma de obter proteção e ver findos tais eventos naturais.

Imagem de Nossa Senhora das Angústias, Faial
Procissão do Espírito Santo, largo da Matriz, Horta, Faial, 1926
Visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima à ilha do Faial, 1948

 

É no verão, mais precisamente no mês de agosto, que a ilha do Faial vive as maiores festas, as quais atraem muitos forasteiros das ilhas próximas e também turistas, com a Semana do Mar. Esta festividade inicia-se com um cortejo de embarcações em honra a Nossa Senhora da Guia que percorre a orla costeira da ilha desde o areal do Porto Pim até ao porto da Horta, o resto da semana é dedicada a várias atividades de cariz cultural, como espetáculos musicais, exposições artesanais, regatas de botes baleeiros e provas desportivas de várias modalidades aquáticas.

Semana do Mar, Faial
Procissão marítima em honra a Nossa Senhora da Guia, Semana do Mar, Faial
Semana do Mar, 2014
Procissão de Nossa Senhora da Guia, Faial, 1964

 

Outro evento festivo que se destaca no Faial é festa são-joanina, que se realiza no Dia de São João, 24 de junho, a qual reúne um conjunto de atividades que animam a população durante a noite de São João, através de marchas populares, concertos musicais, bailes folclores.

 

Nota: fotografias retiradas da página oficial do Facebbok “História dos Açores”.

Jardim público da cidade da Horta, 1931
Sítio das Bicas, Flamengos, ilha do Faial, finais do século XIX
Carro de bois, na ilha do Faial, século XX
Baleeiros do Faial, 1956
Vigia da baleia, Capelo, ilha do Faial, anos 50
Erupção do vulcão dos Capelinhos, 1957
Campo de tendas para acolher as vítimas desalojadas resultantes da erupção do vulcão dos Capelinhos, 1957-58
Remoção das cinzas após a erupção do vulcão dos Capelinhos, 1957
Barco de transportes de mercadorias entre as ilhas do triângulo, porto da Horta, 1960
Publicado a 6 Abril, 2021