Conselho Regional das Migrações vai ser criado em 2018

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas anunciou, na Horta, a intenção do Governo dos Açores criar um Conselho Regional das Migrações em 2018.

Rui Bettencourt, que falava na Assembleia Legislativa durante a discussão das propostas de Plano e de Orçamento para 2018, sublinhou que se trata de uma abordagem que pretende “dar mais voz à emigração e imigração”, numa atuação junto das comunidades “mais consentânea com a valorização das novas gerações e mais centrada no valor geoestratégico e geopolítico da diáspora”.

Por outro lado, e também no sentido de valorizar os Açorianos da diáspora, será comemorado em 2018 o 270.º aniversário da chegada dos Açorianos a Santa Catarina, no Brasil, num ano que Florianópolis declarou como “Ano Açoriano”.

Rui Bettencourt adiantou ainda que, no próximo ano, a reunião anual das Casas dos Açores terá lugar no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, depois de ter decorrido em Toronto este ano.

O Secretário Regional salientou ainda que a valorização dos Açorianos da Diáspora passa por estes se interrogarem “sobre o que pode cada Açoriano no mundo fazer pelos Açores”, sublinhando que “a ativação do valor de cada Açoriano da Diáspora no mundo passa por esta tomada de consciência”.

Ver detalhes no link abaixo:

Publicado a 30 Novembro, 2017