Açoriana Márcia Sousa deixa as funções de Vice-Cônsul em Providence

(PROVIDENCE, EUA) – Rodeou-se do maior êxito a homenagem a Márcia Sousa, que cessou as funções de vice-cônsul de Portugal em Providence. Mais de 400 pessoas surpreenderam a homenageada, reunidas na passada sexta-feira no salão do Clube Juventude Lusitana, em Cumberland. (…)

Discursos de homenagem “A presença das entidades consulares desta região, dos representantes do poder associativo, de um nunca mais acabar de amigos, para homenagear Márcia Sousa é algo memorável que passará a fazer parte do já longo historial da comunidade. Todos juntos vamos agradecer a esta mulher, a esta profissional a esta senhora extraordinária com que muitos de nós tivemos oportunidade de lidar bem de perto e milhares a nível de consulado e todos com um dado comum. Simpatia e profissionalismo”. Foram palavras de Brian na Medeiros, que só por si deu uma lição às mais de 400 pessoas, conduzindo o cerimonial em português. Por sua vez, Henrique Craveiro, presidente do Clube Juventude Lusitana, afirmou: “O Clube Juventude Lusitana sente um grande e especial orgulho ao ter feito parte da comissão que organizou este jantar de homenagem a Márcia Sousa. Maior é o nosso gosto, muito maior, sabendo que no mundo não há gente tão maravilhosa, tão amável, tão carinhosa e tão amiga como tem sido Márcia Sousa. Esta senhora é sócia, amiga. Em nome dos presidentes da assembleia geral Albano Saraiva, conselho fiscal, José Silva de todos os diretores e sócios, um grande abraço de amizade, na certeza de que o seu trabalho jamais será esquecido”. Mas se o estado de Rhode Island se manifestou perante o profissionalismo e competência de Márcia Sousa, esta forma de ser e proceder, contaminou os estados vizinhos e mesmo Washington. (…)
De Rabo de Peixe até aos EUA José Velez Caroço, cônsul geral de Portugal em Boston, fez o retrato de Márcia Sousa: “Márcia Sousa nasceu na vila de Rabo de Peixe, São Miguel. Formou-se em Gestão de Empresas na Universidade dos Açores e exerceu funções profissionais nesta área em São Miguel. Aos 33 anos veio para os EUA, onde permanece desde 2008 na companhia do marido, Daniel da Ponte, senador e seus dois filhos, António e Sofia. Durante sete anos prestou serviço no consulado de Portugal em Providence, RI, tendo exercido a função de vice-cônsul nos últimos quatro anos, posto em que sobremaneira se distinguiu. O profissionalismo e dedicação sem limites de Márcia Sousa conquistaram a comunidade. O seu contagiante dinamismo, a forma despretensiosa, mas profundamente eficaz como comunica com todos e o papel que tem exercitado na promoção da nossa comunidade em múltiplos níveis são marcas da sua personalidade e do trabalho que tem desenvolvido, e do qual vamos certamente sentir muita falta. Felizmente Márcia Sousa diz-se disponível para continuar a apoiar a nossa comunidade. Queremos agradecer-lhe profundamente tudo o que tem feito e desejar-lhe o maior sucesso em tudo o que continuar fazendo doravante. Aqui fica a nossa sentida homenagem a esta mulher de força”. Exclusivo Portuguese Times/ Diário dos Açores.
Fonte: Diário Açores, Terça-feira, 24 de Abril de 2018 |

Publicado a 24 Abril, 2018