Acordo de Mobilidade Juvenil entre Canadá e Portugal entra em vigor em 2019

O acordo bilateral pretende promover o intercâmbio entre os jovens dos dois países, com idades compreendidas entre os 18 aos 35 anos.

Os jovens podem desta forma, em 2019, “candidatar-se para estudar de uma forma facilitada”, no entanto o acordo está limitado a dois mil candidatos de cada país anualmente.

“O programa oferece aos jovens canadianos a oportunidade de ampliarem as suas perspetivos do mundo e o papel do Canadá através de viagens internacionais e experiência de trabalho”, sublinha o ministro da Imigração canadiano, Ahmed Hussen, citado no comunicado.

Os jovens portugueses podem candidatar-se a três categorias do program IEC: ao ‘Working Holidays’ (trabalho de férias), recebendo vistos de trabalho em qualquer parte do país, ao ‘International Co-op, com um visto de trabalho que permite aos estudantes adquirirem experiência na sua área de estudo e ao ‘Young Professionals’ (Jovens Profissionais), com um visto específico do empregador para obterem experiência de trabalho profissional direcionada, que esteja dentro da sua área de estudo ou na escolha de carreira.

Lusa/ Açoriano Oriental Online, 1 de dezembro de 2018

Publicado a 2 Dezembro, 2018