Académicos internacionais debatem nos Açores ‘Integração e Diversidade’ na área das migrações

O Governo dos Açores anunciou que, através da Direção Regional das Comunidades, realiza, a 8 de Março, em Ponta Delgada o seminário internacional ‘Integração e Diversidade’, que decorre no âmbito da reunião do Metropolis International Steering Committe e visa criar um espaço de reflexão e diálogo sobre questões relacionadas com a integração, a interculturalidade e a diversidade na área das migrações.
O programa é composto por quatro sessões temáticas e inclui intervenções de académicos da Universidade de Amesterdão, na Holanda, da Universidade de Massey, na Nova Zelândia, da Universidade Nacional da Malásia, da Universidade de British Columbia, no Canadá, da Universidade de Varsóvia, na Polónia, da Universidade de Lisboa e da Universidade dos Açores, além de representantes do Governo dos Açores, da OIM – Organização Internacional das Migrações e do Alto Comissariado para as Migrações, bem como de representantes de diversas associações dos Açores e dos EUA que trabalham com as migrações.
O seminário, aberto a todos os interessados, vai decorrer no Teatro Micaelense, entre as 9h00 e as 17h00, devendo as inscrições ser feitas através do email metropolis@azores.gov.pt.
Os Açores acolhem também este ano a realização da reunião do Metropolis International Steering Committe, que terá lugar na cidade da Lagoa, a 9 de Março, na sequência da candidatura efectuada pelo Governo Regional junto desta organização, tendo a Região sido escolhida pelo trabalho que desenvolve na área das migrações e da diáspora açoriana.
Este Comité, que se reúne duas vezes por ano, é o principal órgão de decisão da Metropolis, rede internacional de investigação e desenvolvimento de políticas públicas na área das migrações, diversidade e integração, cuja sede organizativa está instalada na cidade de Otava, no Canadá.
A Metropolis é composta por uma rede de 65 organizações, de 23 países, entre as quais universidades, grupos de reflexão, governos, associações e organizações internacionais.
A organização do Metropolis International Steering Committee pelo Governo dos Açores reveste-se de grande relevância para a Região na medida em que irá permitir, no âmbito da realização do seminário, um amplo espaço para interacção e discussão sobre as temáticas da diversidade e integração, a nível regional, nacional e internacional.
Fonte: Correio dos Açores, 1 de Março de 2019

Publicado a 2 Março, 2019