SÃO MIGUEL, A ILHA DEVOTA DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES

19 de Agosto, 2021

Na ilha de São Miguel são muitas as festas e manifestações de fé que traduzem a devoção de um povo religioso e muito católico que são as pessoas de São Miguel, cujas tradições se mantêm ao longo dos anos, passando de geração em geração e que contribuem para o fortalecimento da sua cultura e identidade.

 

Assim, em São Miguel, as festividades que têm grande relevância são sobretudo as de cariz religioso como as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que todos os anos atrai milhares de pessoas à cidade de Ponta Delgada para venerar a belíssima imagem do Senhor Santo Cristo através de uma enorme procissão que se realiza no quinto domingo a seguir à Páscoa, sendo uma das maiores manifestações de fé de toda a Europa.

Procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres
Promessas ao Senhor Santo Cristo, Campo de São Francisco, anos 60. Fotografia retirada do Facebook "História dos Açores"

As festas do Divino Espírito Santo, tal como nas restantes ilhas açorianas também são um grande exemplo que retrata a fé deste povo. Por toda a ilha há várias celebrações em honra do Espírito Santo com as «Domingas» e os Impérios que se compõem com as coroações, entregas de pensões, as célebres sopas e grandes jantares. No verão, são as procissões das freguesias que mantêm o ritmo das festas religiosas, as quais se realizem em devoção ao oráculo das respetivas freguesias por toda a ilha, onde os caminhos enfeitados pelos tapetes de flores e verduras têm um grande aparato e são elemento característico desta ilha.

Carro de bois no cortejo etnográfico durante as Festas do Espírito Santo, Ponta Delgada.
Coroação do divino Espírito Santo, na Povoação, anos 60
Grupo de Foliões nas festas do Espírito Santo, em Ponta Delgada, 1980
Procissão de Nossa Senhora dos Anjos, Água de Pau, 1958. Fotografia retirada do Facebook "História dos Açores"
Festa do Senhor da Pedra, Vila Franca do Campo, 1976. Fotografia retirada do Facebook "História dos Açores"
Foguetes nas festas do Espírito Santo, freguesia da Candelária, anos 80. Fotografia retirada do Facebook "História dos Açores"

Ainda sobre as manifestações religiosas, a ilha de São Miguel destaca-se das demais por ter iniciado uma importante tradição que acabou por se expandir a outras ilhas do Açores assim como para a Diáspora, que foram precisamente as romarias quaresmais. Essas romarias são constituídas por grupos de homens que, em oração, percorrem a ilha a pé no tempo da Quaresma, visitando as igrejas e ermidas de invocação a Maria, Mãe de Jesus. Esta é uma tradição que se mantém há mais de 500 anos.

Romeiros da ilha de São Miguel- Rancho de Romeiros de Água de Pau
Rancho de Romeiros das Capelas, 1960

Relativamente a outras festividades que são grandes tradições na ilha, temos as Cavalhadas de São Pedro, na Ribeira Grande, que se realizam no dia de devoção a este Santo (29 de junho). As marchas em honra aos Santos Populares também são festas que caracterizam este povo de São Miguel, destacando-se as marchas de São João da Vila, em Vila Franca do Campo, as quais são motivo de grande festejo por parte dos seus residentes e que atraem pessoas de toda a ilha.

Cavalhadas de São Pedro, Ribeira Grande
Marchas de São João da Vila, Vila Franca do Campo

O Carnaval é uma outra festa muito querida pelos micaelenses, marcado pela Batalha das Limas, em Ponta Delgada e pelos bailes de Carnaval no Coliseu Micaelense que já fazem parte da cultura deste povo há muito tempo

Batalha das Limas, Ponta Delgada
Bailes de Carnaval no Coliseu Micaelense, Ponta Delgada

Last modified: 19 de Agosto, 2021

Comments are closed.