SANTA MARIA, UMA ILHA COM MAIS DE 8 MILHÕES DE ANOS

Santa Maria é a mais antiga ilha vulcânica dos Açores com cerca de 8 milhões de anos. Terá sido descoberta por Diogo Silves por volta de 1427 e visitada por Cristóvão Colombo, no regresso deste da América, em 1493.

Imagem representativa da ilha de Santa Maria, Açores
Retrato do navegador Crsitóvão Colombo
Estátua em homenagem a Cristóvão Colombo na ilha de Santa Maria

 

O cronista Gaspar Frutuoso refere que os primeiros povoadores vieram do continente português, nomeadamente de localidades situadas no Alentejo e Algarve. Desde o início que se começa o fabrico e até a exportação de barro e louça. Os povoadores desta ilha foram às centenas para o Brasil numa grande crise de fome que se instalou na ilha pelo ano de 1579, mas também em séculos posteriores, como o caso da ida de 100 casais para os estados de Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, após o século XVIII, partiriam para os Estados Unidos, inclusive para o Havai com viagens de mais de 5 meses de barco. O 1º Capitão Donatário da ilha foi Infante D. Henrique. Quase desde o início do seu povoamento que estas gentes sofreram com ataques de Piratas e Corsários, nomeadamente dos Reinos de Espanha, mas também de França.

Fotografia de uma encosta da Ilha de Santa Maria

 

Já no século XIX, a ilha de Santa Maria é visitada regularmente por baleeiras vindas de Cabo Verde. No século XX, destacamos que foi em Santa Maria que a primeira Câmara Municipal Republicana existiu, ainda em 1908, em plena Monarquia Constitucional. A destacar também foi a inauguração do Aeroporto de Santa Maria em 1945. Em 2008, Santa Maria recebe uma Base Operacional da Estação Espacial Europeia. Atualmente conta com cerca de 5.500 habitantes.

 

Fotografia dos primórdios do Aeoroporto de Santa Maria
Fotografia da primeira pista de aeroporto nos Açores, em Santa Maria
Fotografia da Base Operacional da Estação Espacial Europeia
Publicado a 11 Janeiro, 2021